terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto de Tênis de Mesa é sucesso entre os alunos de Ensino Fundamental II

O tênis de mesa é um esporte que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores.
Dentro dos principais objetivos da desta prática esportiva, destaco a saúde no seu significado de bem-estar físico, mental e social como objetivo chave no processo de ensino-aprendizagem do tênis de mesa nas escolas.
Utilizamos o tênis de mesa no Projeto Ampliar como ferramenta para ajudar o aluno a desenvolver suas capacidades físicas (coordenação motora, força, resistência, velocidade, etc.) assim como todos os fatores interpessoais e intrapessoais que estão relacionados no processo do treinamento esportivo.
Implantar o Tênis de Mesa como conteúdo nas aulas de Educação Física, ou como atividade no contra turno escolar, implica em estabelecer uma nova possibilidade para que as crianças e adolescentes possam desenvolver sua corporeidade e outros aspectos inerentes ao objeto da educação.
Outros benefícios importantes para os praticantes do tênis de mesa é a exigência de um comportamento disciplinar durante as aulas, onde destacamos a necessidade da concentração, o raciocínio (auto-correção), a perseverança, o domínio emocional, etc., durante as aulas. Por ser um esporte individual o aluno precisa conhecer a si mesmo, trabalhando os fatores intrapessoais como a auto-estima, motivação, etc., mas é praticado em um ambiente de equipe, trabalhando também fatores interpessoais, o respeito ao próximo, a sociabilização entre os alunos e com o próprio professor.

O projeto “Ping Pongando” teve início no ano de 2013 e conta atualmente com cerca de 35 alunos, divididos em grupos em dois dias da semana. Estes grupos perceberam a necessidade de cuidar dos materiais da escola, como raquetes, bolinhas e a própria mesa de jogo. Construímos juntos as nossas próprias raquetes, adaptamos as mesas do refeitório para que mais alunos participassem de uma só vez e descobrimos que a criatividade é um fator imprescindível para um trabalho com recursos materiais limitados.

Redes improvisadas


Alunos praticando o tênis de mesa

Texto e fotos: Robson André - Professor de Educação Física 

Nenhum comentário:

Postar um comentário