O tênis
de mesa é um esporte que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios
para seus praticantes. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio
rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores.
Dentro
dos principais objetivos da desta prática esportiva, destaco a saúde no seu
significado de bem-estar físico, mental e social como objetivo chave no
processo de ensino-aprendizagem do tênis de mesa nas escolas.
Utilizamos
o tênis de mesa no Projeto Ampliar como ferramenta para ajudar o aluno a
desenvolver suas capacidades físicas (coordenação motora, força, resistência,
velocidade, etc.) assim como todos os fatores interpessoais e intrapessoais que
estão relacionados no processo do treinamento esportivo.
Implantar
o Tênis de Mesa como conteúdo nas aulas de Educação Física, ou como atividade
no contra turno escolar, implica em estabelecer uma nova possibilidade para que
as crianças e adolescentes possam desenvolver sua corporeidade e outros
aspectos inerentes ao objeto da educação.
Outros
benefícios importantes para os praticantes do tênis de mesa é a exigência de um
comportamento disciplinar durante as aulas, onde destacamos a necessidade da
concentração, o raciocínio (auto-correção), a perseverança, o domínio
emocional, etc., durante as aulas. Por ser um esporte individual o aluno
precisa conhecer a si mesmo, trabalhando os fatores intrapessoais como a
auto-estima, motivação, etc., mas é praticado em um ambiente de equipe,
trabalhando também fatores interpessoais, o respeito ao próximo, a
sociabilização entre os alunos e com o próprio professor.
O
projeto “Ping Pongando” teve início no ano de 2013 e conta atualmente com cerca
de 35 alunos, divididos em grupos em dois dias da semana. Estes grupos
perceberam a necessidade de cuidar dos materiais da escola, como raquetes,
bolinhas e a própria mesa de jogo. Construímos juntos as nossas próprias
raquetes, adaptamos as mesas do refeitório para que mais alunos participassem
de uma só vez e descobrimos que a criatividade é um fator imprescindível para
um trabalho com recursos materiais limitados.
Redes improvisadas |
Alunos praticando o tênis de mesa |
Texto e fotos: Robson André - Professor de Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário