terça-feira, 3 de setembro de 2013

Basquete ajuda alunos a melhorar o relacionamento interpessoal e a reconhecer a escola como espaço de cultura, esporte e lazer.

Durante os anos letivos de 2010, 2011 e 2012, pude perceber que ao longo das aulas de Educação Física, os alunos mostraram um enorme interesse pela modalidade de Basquetebol. Isso foi de fundamental importância para o início de um trabalho sólido, que buscou difundir um pouco dessa tradicional modalidade, estimulando nossos alunos para sua prática.
Este projeto utiliza o jogo de Basquetebol integrado ao programa AMPLIAR, como um elo para auxiliar na interpretação e concentração, uma vez que o jogo vai sendo apresentado aos alunos através das aulas, que vão se integrando para que os mesmos compreendam a formação das regras e com isso vão se familiarizando com os elementos do jogo. No ato de jogar se amplia a contextualização dos conhecimentos e assim se facilita a aprendizagem.
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos pertencentes ao programa AMPLIAR, a oportunidade de conhecer, aprender e praticar o jogo de Basquetebol como uma modalidade esportiva com espaços e materiais adequados, bem como oportunizar a construção de conhecimentos sobre os benefícios do jogo, o desenvolvimento de habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões, a criatividade, concentração, reflexão, paciência, disciplina, do raciocínio lógico, do respeito aos adversários, árbitros e regras, utilizando-os para sua vida pessoal e profissional, incentivando-os, dessa maneira, a continuar permanentemente a prática dessa modalidade.
Durante o processo e ao final do projeto, espera-se que os alunos melhorem seu relacionamento interpessoal, procurando respeitar o ambiente escolar, seus materiais e todos os envolvidos no processo educativo.
 No Basquetebol, como o trabalho coletivo é de fundamental importância, espero também que nossos alunos transponham esses conhecimentos para as demais disciplinas, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais adequado, mais respeitoso e de troca de conhecimentos.


O que me deixa muito feliz e motivado é perceber que a cada ano que se inicia, mais alunos buscam o projeto como alternativa para ocupar seu horário no contra-turno escolar, reconhecendo a Escola como espaço de cultura, esporte e lazer.




Alunos no treino de Basquetebol que acontece toda sexta-feira das 12h00 às 13h30

Medalhistas do basquete

Texto e Fotos: Robson André - Professor de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário