Os “Jogos Matemáticos” deu-se início no ano de 2012 e é um
dos projetos que compõe o Programa Ampliar e atende as crianças do 1º ao 4º ano
do Ensino Fundamental I .
O projeto em questão veio de encontro com a necessidade de
avançarmos positivamente nos resultados das avaliações tanto internas, quanto
externas tornando nossos índices satisfatórios.
Portanto, assim oportunizamos aos educandos atividades
extracurriculares e um maior contato com a cultura formal através de aulas
diversificadas, valorizando a educação quanto direito social.
O trabalho desenvolvido enfatiza a importância da matemática
no cotidiano, mudando a rotina escolar através de jogos e curiosidades
despertando o interesse dos alunos. Os jogos são utilizados para introduzir,
amadurecer e preparar a criança, aprofundando os conteúdos trabalhados.
As atividades são escolhidas de acordo com as condições e
necessidades de cada estágio dos esquemas de conhecimento procurando adaptar os
jogos às diferentes idades, aumentando ou diminuindo o número se informações e
de dificuldades.
O projeto tem como objetivos:
- Despertar nos alunos o gosto para aprendizagem de matemática através da ludicidade, facilitando o seu processo de ensino- aprendizagem, fazendo com que os alunos assimilem conteúdos e incorporem valores e atitudes de forma agradável e divertida.
- Desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico e o senso cooperativo dos alunos através de vivências com os jogos matemáticos.
- Estimular a criatividade dos educandos.
Segundo relatos de alguns professores, os alunos envolvidos
no projeto, demonstraram que durante o período de desenvolvimento das
atividades houve maior interesse e
participação, em sala de aula e em atividades de verificação.
Nas fotos abaixo podem ser vistos as atividades realizadas
para apropriação dos cálculos matemáticos, através de jogos de quebra- cabeça e
dominós.
Alunos solucionando quebra-cabeça das quatro operações. |
Texto e fotos: Karla Cafalli Camera - Prof. de Ed. Infantil e Ens. Fund I.
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