terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto de Jogos Matemáticos ajuda alunos a avançarem na disciplina.

Os “Jogos Matemáticos” deu-se início no ano de 2012 e é um dos projetos que compõe o Programa Ampliar e atende as crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I .
O projeto em questão veio de encontro com a necessidade de avançarmos positivamente nos resultados das avaliações tanto internas, quanto externas tornando nossos índices satisfatórios.
Portanto, assim oportunizamos aos educandos atividades extracurriculares e um maior contato com a cultura formal através de aulas diversificadas, valorizando a educação quanto direito social.
O trabalho desenvolvido enfatiza a importância da matemática no cotidiano, mudando a rotina escolar através de jogos e curiosidades despertando o interesse dos alunos. Os jogos são utilizados para introduzir, amadurecer e preparar a criança, aprofundando os conteúdos trabalhados.
As atividades são escolhidas de acordo com as condições e necessidades de cada estágio dos esquemas de conhecimento procurando adaptar os jogos às diferentes idades, aumentando ou diminuindo o número se informações e de dificuldades.

O projeto tem como objetivos:
  • Despertar nos alunos o gosto para aprendizagem de matemática através da ludicidade, facilitando o seu processo de ensino- aprendizagem, fazendo com que os alunos assimilem conteúdos e incorporem valores e atitudes de forma agradável e divertida.
  • Desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico e o senso cooperativo dos alunos através de vivências com os jogos matemáticos.
  • Estimular a criatividade dos educandos.


Segundo relatos de alguns professores, os alunos envolvidos no projeto, demonstraram que durante o período de desenvolvimento das atividades  houve maior interesse e participação, em sala de aula e em atividades de verificação.


Nas fotos abaixo podem ser vistos as atividades realizadas para apropriação dos cálculos matemáticos, através de jogos de quebra- cabeça e dominós.





Alunos solucionando quebra-cabeça das quatro operações.
Texto e fotos: Karla Cafalli Camera - Prof. de Ed. Infantil e Ens. Fund I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário