O projeto “Aprendendo a Jogar Xadrez” foi
implantado na EMEF JOÃO RAMOS PERNAMBUCO ABOLICIONISTA desde o segundo semestre
de 2011, contemplando o decreto nº 52.342, de 26/05/2011 (DOC de 27/05/11) que
institui o Programa Ampliar.
Atualmente é desenvolvido para todos os
alunos da escola interessados em aprender o jogo (1ª a 8ª séries – ensino
fundamental I e II).
Tem como objetivo geral a utilização do jogo de Xadrez
como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento
escolar, proporcionando a oportunidade de conhecer, aprender e praticar o jogo
como uma modalidade esportiva individual, com espaços, materiais adequados e
profissionais qualificados, bem como oportunizar a construção de conhecimentos
sobre os benefícios do jogo como: o desenvolvimento de habilidades e hábitos
necessários à tomada de decisões, a criatividade, concentração, reflexão,
memorização, paciência, disciplina, do raciocínio lógico, do respeito aos
adversários, árbitros e regras, utilizando-os para sua vida pessoal e
profissional, incentivando-os dessa maneira a continuar permanentemente a
prática.
Além de proporcionar também a melhora na
aprendizagem, pois o jogo de Xadrez é uma atividade que facilita a aprendizagem
de outros conteúdos, como História, quando apresentamos o próprio
desenvolvimento do jogo, a Geografia, ao contar sobre sua dissiminação pelos
diversos continentes. O estudo de seu tabuleiro relaciona-se a conteúdos de
Matemática e Geometria, tornando-o ferramenta para uma aprendizagem mais prazerosa
e eficaz.
Percebemos que ao longo do projeto nossa
escola já está começando a “colher os frutos”, com o surgimento de futuros
campeões, na participação anual dos torneios por equipe e individual realizados
pela SME e com um aumento significativo de alunos interessados em aprender o
jogo e participar das competições. Por fim, através de relatos de professores
sobre a melhora em todos os aspectos da aprendizagem dos alunos participantes
do projeto.
Texto e fotos: Priscilla Lastri Nascimento - Professora de Educação Física
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