quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cidadania e comprometimento é foco no portal da Secretaria Municipal de Educação

Nossa escola mais uma vez é notícia no portal da Secretaria Municipal de Educação. Dessa vez, fomos reconhecidos pela grande ação comunitária que aconteceu na nossa escola no Dia da Família na escola. Essa ação envolveu pais, alunos, professores e funcionários da EMEF João Ramos, funcionários da multinacional Starbucks e funcionários da Fundação Gol de Letra. 
Numa única ação foi possível envolver governo, setor privado e ONG a favor de um bem comum: a pintura da escola. 

Leia abaixo, na íntegra, a matéria que saiu no portal da SME hoje. Se preferir, acesse o link clicando aqui

No último dia 5 de abril, uma ação de cidadania e comprometimento com o espaço público envolveu cerca de 200 pessoas na zona norte de São Paulo. Neste dia, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Ramos Pernambuco – Abolicionista, no qual que se celebra o dia da família na escola, pais, crianças, professores e muitos voluntários vestiram a camisa da solidariedade em prol de uma escola mais bonita. 

A ação de revitalização e pintura que ocorreu na EMEF João Ramos teve como parceiros a Fundação Gol de Letra e a rede Starbucks, que forneceram todo o material da pintura e proteção. Foram pintadas 12 salas de aula, os corredores e refeitório da escola. 

Participação dos alunos - A professora de Artes, Daniela Aparecida da Silva, participou de todo o evento e disse que esta iniciativa é muito bem vinda para unidade, pois, alunos da escola já estavam há algum tempo, nas assembleias participativas, cobrando a pintura do prédio e que essa ação comunitária fará com que eles respeitem e conservem mais o ambiente escolar. Raimundo Barbosa Quadros Neto, professor de matemática da unidade disse que a experiência faz com a comunidade escolar participe de um processo democrático, onde todos são os agentes principais da ação. Para ele, os alunos adoram se envolver neste tipo de atividade. 

Edna da Silva Pacheco, mãe de três alunos da unidade, também arregaçou as mangas e trabalhou no mutirão. Para ela este trabalho é muito bom para a escola e principalmente para os alunos, pois eles conviverão com uma escola mais bonita e agradável. Taise Suzane Davi da Silva e Adila Raissa Pacheco Miranda são alunas e também estiveram na escola durante toda a manhã do evento. Elas dividiram o tempo entre ajudar na pintura e fazer a cobertura jornalística da ação. Animadas, foram registrando tudo para postarem no blog da escola. 

Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor geral da Fundação Gol de Letra, também participou da pintura. E enfatizou que ter as portas da Secretaria Municipal de Educação abertas aumenta o poder de atuação em parceria, entre as instituições, e ocasiona o maior comprometimento da comunidade. 

Norman Baines, diretor geral da Starbucks no Brasil, também esteve durante toda a manhã pintando as paredes da escola e falou da importância de ações voluntárias, principalmente em instituições educacionais. Para ele, esta é uma maneira de contribuir para um futuro melhor da sociedade. Na ação estavam presentes 150 voluntários da empresa.








Professora Daniela ajudando na pintura

Diretor Geral da Starbucks no Brasil Norman Baines




Da esquerda para a direita: voluntária, Diretora de Escola Sônia Parron, Representante da Fundação Gol de Letra e Norman Baines

Voluntários, funcionários, professores, pais e alunos reunidos após um dia inteiro de ação comunitária




Texto e fotos: Equipe de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário