segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Assembleias tentam minimizar conflitos

Desde o início do ano, os professores estudam em seu horário coletivo formas de minimizar conflitos típicos do cotidiano escolar. Num primeiro momento, os professores junto com a coordenação estudaram o livro "Quando a Escola é democrática" das autoras Luciene R.P Tognetta e Telma Pileggi Vinha.
O livro trata da "falha" na prática docente que mesmo objetivando melhorar e estimular a autonomia dos alunos, muitas vezes favorece a manutenção da obediência exterior e da submissão nos alunos. As autoras sugerem, portanto, a implantação de assembleias como instrumento fundamental na construção de um ambiente democrático.
Após o estudo da metodologia de aplicação das assembleias, as Coordenadoras Pedagógicas Rosana e Fabiana sugeriram "testar" essa prática durante as Reuniões Pedagógicas. No início foi bem conturbado, mas com a vivência da técnica, todos os professores e a equipe gestora concordaram que as assembleias realmente eram o melhor caminho para mediar os conflitos e desenvolver a autonomia dentro da escola. 
A partir de Agosto, todas as salas da escola começaram a se reunir em assembleias. Para isso, as coordenadoras pedagógicas acompanharam o professor representante de cada sala durante as reuniões para explicar o procedimento.


Alunos da oitava série em momento de assembleia de classe

Nenhum comentário:

Postar um comentário