quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Oficina de Jogos teatrais favorece o desenvolvimento da criatividade, da expressão e da oralidade.

O programa Ampliar , contribui para uma melhor qualidade de ensino, uma vez que aumenta a permanência  dos educandos na escola envolvendo-os em atividades educativas que os leva  á avanços  significativos de ensino e aprendizagem.
No exercício dos Jogos Teatrais  oportunizamos aos alunos  um maior contato com a cultura formal através de atividades diversificadas, desta forma , contribuiremos para que valorizem a educação enquanto direito social, necessária para o acesso aos bens culturais e para seu desenvolvimento como cidadão.  
O projeto  Jogos Teatrais tem como objetivos :

  • Aguçar os sentidos  : visão , audição, audição, tato, olfato e o sentido poético;
  • Proporcionar uma experiência coletiva prazerosa, de modo os participantes sintam  -se cativados pela prática teatral;
  • Experimentar o teatro com o corpo;
  • Vivenciar práticas  , tais como aquecimento vocal e corporal, improvisação cênica , construção de personagens;
  • Desenvolver habilidades que proporcione aos educandos uma maior concentração, criatividade, desinibição, socialização, coordenação projeção e expressão corporal;
  • Ampliar  a oralidade;
  • Estimular o raciocínio em expressar-se com criatividade;
  • Criar ambientes de respeito e harmonia;
  • Sensibilizar os alunos, ampliando seu senso estético.      
Este projeto atende a  demanda do Projeto Pedagógico da Escola , uma vez que oferta aos educandos a possibilidade de desenvolver e aperfeiçoar outras habilidades que potencializem  seu desempenho nas atividades escolares.

O Projeto  Jogos Teatrais  , atende aos educandos do 1º, 2º e 4º ano , no contra-turno.
Espera-se que ao final deste  projeto os educandos participantes possam ter desenvolvido habilidade de técnicas pessoais que auxiliem psicologicamente a capacidade de criar uma situação imaginária que valorize seus aprendizados. Ampliando o domínio das diferentes linguagens com ênfase para a linguagem escrita, corporal e oral como  atividades  lúdicas que favoreçam e oportunizem crescimento , levando –os  a experimentar  e adquirir  autoconsciência  e auto- expressão. 

Alunos do 4° ano 

Alunos do 1º ano

Alunos do 2º ano


Texto e fotos: Célia  da  Silva Coelho - Professora de Ensino Fundamental I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário