O trabalho com musicalização na escola
foi um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música,
fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade
auditiva e disciplina, conforme. Estamos caminhando numa constante crescente
nos níveis de proficiência de nossos alunos e sabemos que parte destes avanços
são méritos da implantação do projeto mais educação em 2011 que contribui para
o aumento da qualidade de ensino, uma vez que eleva o tempo de permanência dos
educandos na escola envolvendo-os em atividades educativas que permitam o
desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita.
Pensando assim vi uma grande oportunidade de
mostrar aos nossos alunos, uma linguagem da música diferente ao meio em que
vivem e ouvem. Este conhecimento esta
sendo construído com base em vivências e reflexões orientadas e bem
encaminhadas para amplitude do repertorio de cada aluno fazendo que ele tenha
contato com culturas e ritmos diferentes
estimulando assim o seu desenvolvimento cognitivo , construindo de
forma significativa e equilibrando o terreno das emoções, estimulando as várias
áreas cerebrais. O canto coral, em seus diversos aspectos e manifestações, está
presente na grande maioria das culturas mundiais, o que mostra que esta
atividade é um tipo de ação especificamente social, cultural e humana.
O projeto tem em vista
proporcionar ao educando condições para o aprimoramento de técnicas vocais,
conhecimento musical básico, aproximação com os instrumentos e o universo
sinfônico, trazendo este universo musical ao seu cotidiano e seu ambiente
escolar. Auxiliando assim na formação do
ouvinte. Nosso trabalho também a valoriza as culturas populares e a integração
social entre os pares, tornando este aluno capaz de expressar - se com
liberdade por meio da música. Nosso objetivo
é
•
Desenvolvimento do senso artístico, criativo e social.
•
Favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências de leitura e
escrita.
•
Desenvolvimento integrado do aluno.
•
Desenvolvimento da leitura e interpretação da canção.
•
Enriquecimento do vocabulário pela introdução gradativa de palavras de uso não
corrente.
•
Desenvolvimento da atenção.
• Favorecer o desenvolvimento das capacidades
de raciocínio lógico e concentração, além de elaboração de estratégias,
antecipações, respeito a regras e ao oponente, etc.
![]() |
Aluna da 7ª série recortando e colando notas musicais em sua escala |
![]() |
Leitura da música |
![]() |
Jogos musicais |
![]() |
Trabalho em grupo |
![]() |
Intensidade dos timbres |
Texto e fotos: Márcia Martinelli - Professora da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário