sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Oficina de Minecraft – com um tutorial feito pelos alunos monitores do Laboratório de Informática Educativa – 2015.


A oficina foi pensada para apresentação do jogo para os alunos dos quartos anos das professoras Célia Coelho (4B), Karla Cafalli Camera (4C) e Nívia das G. Fonseca (4A) como fechamento do ano letivo e como uma ação dos monitores.
Por Shirlei Bartholomeu-POIE.

Desde o início do ano e ao longo dos bimestres, quando se propunha aos alunos atividades diferentes e livres, surgia o interesse pelo entretenimento. Era solicitado a eles, monitores, que os ensinassem a acessar e até mesmo jogar o citado jogo.
Já pensando como a sala de informática educativa pudesse contribuir numa ação que atingisse as turmas e notando que os alunos monitores entendiam e sabiam falar sobre o aplicativo, pedi que dissessem e me explicassem mais.
Depois de algumas conversas e questionamentos os monitores baixaram e demonstraram na prática.
      Depois disso, a criação  da oficina surgiu. Pedi que eles pensassem em um tutorial simples.  Sentiram-se motivados com o trabalho, partimos para ação.
 Um momento interessante foi a reflexão que fizeram e as palavras que usaram para o meu convencimento "Professora, esse jogo desenvolve o raciocínio lógico e solta a imaginação. E, também, os assuntos estudados em matemática e artes, como as figuras geométricas, estão presentes  no jogo”. Vencida e convencida, lancei o desafio: ensaiem muito! Vou gravá-los! E filmá-los! Aceitaram. E com a efetiva colaboração deles e o apoio dos professores das séries envolvidas, finalizei o trabalho.
 Por outro lado, ouvi uma notícia recente que o famoso jogo ajudará crianças e jovens aprender princípios básicos de programação.



terça-feira, 8 de dezembro de 2015


TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM INFOGRÁFICOS FEITOS PELOS ALUNOS DOS QUINTOS ANOS DAS PROFESSORAS ELIANA PITO NEVES (5B), ELIZABETH FRUTUOSO CISCAR (5A)  E CARLA FERREIRA ARAUJO (5C) NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – 2015.

         O trabalho interdisciplinar foi organizado em torno da prática de leitura, produção e elaboração de infográficos como produto final na sala de informática.
Por Shirlei Bartholomeu-POIE.

          O corpo humano age e reage à medida que crescemos. E quem nos dá respostas e informações sobre isso é a ciência.
          Bem, foi assim que as professoras dos quintos anos convidaram os alunos participarem das leituras de artigos, reportagens, pesquisas e infográficos desse mundo científico.
      O trabalho foi dividido pelas orientadoras em cinco partes distintas: planejamento, leitura de textos, produção de infográficos, revisão e apresentação dos trabalhos pelos grupos em classe.
         Pensando em como a sala de informática pudesse envolver-se com o assunto, solicitei aos alunos, já organizados em seus grupos, que discutissem e decidissem um tema para trabalharem com infográficos na sala de informática.
  Depois dos vários conteúdos vistos em sala de aula durante o ano , pedi que escolhessem um, aquele que mais tivesse chamado a atenção ou outro que quisesse falar, para trabalharmos na infor  mática para que finalizássemos o bimestre e o ano letivo.
  Os alunos gostaram da ideia e ficaram motivados com o trabalho.
  Um momento que me chamou  a atenção foi quando solicitei que fizessem a atividade no WORD. Muitos partiram para o PAINT, porque “achavam mais interessante desenhar. E não apenas copiar e colar imagens”.


           E, assim, finalizei o trabalho.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Alunos da João Ramos exercendo cidadania

Alunos encerrando seu trabalho colaborativo de autoria apresentando suas propostas aos subprefeitos.

Alunos em reunião com o subprefeito da região Santana/ Tucuruvi


No último dia do mês de novembro de 2015, os alunos da EMEF João Ramos Pernambuco Abolicionista tiveram uma reunião com os subprefeitos da Diretoria Jaçanã-Tremembé, senhor Niwton Gilberto de Jesus e da Diretoria Santana-Tucuruvi, senhor Antonio Manoel Esteves para mostrarem seus trabalhos colaborativos de autoria e levarem uma carta de pedido de intervenção no bairro de Vila Albertina, onde residem. Os alunos Fernando e Bruno mostraram todo o projeto desenvolvido durante o ano para construção de uma pista de skate. A Aluna Erika apresentou o projeto para limpeza e adequação de uma rua do entorno da escola. Ela entregou uma carta aos subprefeitos para pedir a limpeza e pavimentação da rua. 

Confira as fotos:

Alunos em reunião com o subprefeito da região Jaçanã/ Tremembé

Da esquerda para a direita: Professor Raimundo, Fernando, Subprefeito Nilton, Bruno e Assistente de Direção Maria Paula Vicentin



Em sala de aula, os alunos apresentaram o projeto aos outros alunos da turma e à Direção da Escola.

Professores Raimundo, Silvana e Robson, Diretora Sônia e alunos que desenvolveram o TCA sobre skate.