terça-feira, 30 de julho de 2013

Curiosidades sobre o frio-Rádio JR

Curiosidades sobre o frio



Por que agente treme?
O organismo do ser humano tem truques para evitar o frio. Quando vem o vento frio, as células da pele enviam sinais ao sistema nervoso, que faz o nosso corpo tremer para ativar a circulação e aumentar a produção calor. Logo depois, nos encolhemos todo cruzando os braços e encolhendo as pernas e as mãos para nos proteger do frio. Além dos truques citados acima feitos pelo nosso organismo, ele faz com que os pelos fiquem arrepiados formando uma camada de ar perto da pele que ajuda a preservar o calor.

As Plantas tremem?
As plantas não têm frio, mas em regiões de inverno rigoroso muitas delas ficam com as folhas cobertas de neve. Esse gelo pode ajudar a proteger alguns vegetais formando uma fina camada que isola a planta do frio. Mas, o frio e as geadas também são perigosos e podem congelar a seiva (líquido que circula dentro da planta levando nutrientes).

Por que ficamos com o nariz vermelho no frio?
O nosso nariz fica vermelho porque quando o ar fica muito frio é enviado mais sangue para o nariz, para aquecer o ar que respiramos. Por isso, ficamos com a ponta do nariz vermelha.


Mãos e pés gelados
Com o frio, os vasos sanguíneos nas extremidades do corpo contraem-se e chega menos sangue quente às mãos e pés. Estas partes do corpo ficam geladas e pálidas. Se esfriam demasiado, podem até ficar em ferida.

Reportagem: Kallebe de Paula Sales.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Entrevista com uma mãe na Reunião de Pais do período da manhã

Primeira cobertura ao vivo da Reunião de Pais via tablets

Hoje, aconteceu a segunda Reunião de Pais e Mestres do primeiro semestre de 2013. A equipe de Imprensa Jovem registrou todos os momentos via tablet.

Nesta segunda reunião, a diretora Sônia Parron apresentou aos pais todos os projetos que acontecem na escola, salientando a importância da participação dos alunos para seu desenvolvimento global. Além disso, foi mostrada uma pequena retrospectiva com todas as atividades desenvolvidas no primeiro semestre.

Os tablets chegaram na escola no final do ano passado e passaram por uma série de configurações. Só agora estão prontos para serem utilizados pelos professores em reuniões, preparação e divulgação de atividades dos alunos.
Esta é mais uma ferramenta tecnológica para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.

Confira as fotos do evento no período da manhã.





terça-feira, 2 de julho de 2013

Final Municipal de Xadrez por Equipes

No dia 28 de Junho, os alunos da categoria sub-8 absoluto que participam do projeto de Xadrez na escola, competiram na final de Xadrez por equipes da Prefeitura de São Paulo que aconteceu no Pacaembú.
A professora Priscilla Lastri Nascimento demostrou sua extrema competência com os resultados alcançados  nos campeonatos ao longo de três anos de projeto. Além de ajudar no desenvolvimento cognitivo dos alunos instituindo os projetos no JR, a professora estabeleceu a cultura do "xadrez" na escola.
Hoje os projetos de xadrez atendem alunos de 8 a 14 anos e são muito bem frequentados, com turmas lotadas.
Nossos alunos alcançaram a posição de 24º lugar, mas para toda a equipe JR eles foram os primeiros!
Parabéns alunos enxadristas que participam dos projetos! Parabéns professora Priscilla!!!

















Releitura do quadro Abaporu de Tarsila do Amaral



Releitura do quadro "Abaporu" de Tarsila do Amaral produzida pelos 3ºs anos.
O trabalho interdisciplinar foi constituído de cinco etapas:

1: Leitura da biografia da pintora no google
2: Análise das obras da pintora através do google imagens
3: Produção de releitura da obra do "Abaporu" através do Paint Brush
4: Exposição dos trabalhos no mural do prédio II
5: Produção do vídeo com a coletânea das obras pelo aluno monitor Kallebe de Paula Sales

Assistam e comentem!

Ambientes da Escola: Sala dos professores



Conheça a nova sala dos professores da escola. Este é o primeiro vídeo da série "Ambientes da Escola" produzido pelas equipes de Jornal Escolar e Imprensa Jovem sob a orientação da professora Simone.

O que você achou da nova sala?